quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dojo UFRGS - 8.9.10

Tivemos nosso primeiro dojo na UFRGS, no campus do Vale !! Aconteceu ontem, as 17h:30 !! Foram poucas, mas animadas pessoas (éramos 6 ou 7), incluindo um professor (que, infelizmente, saiu cedo e não bateu foto) !! Segue a lista de quem participou (na ordem da foto, da esquerda pra direita):




* Raphael "Bixo" Lupchinski
* Cristiano Dalbem
* Lucas Fialho
* Fábio Fontoura Beltrão
* Daniel
* Gabriel Oliveira (eu)

Resovemos o clássico problema-de-primeiro-dojo, o FizzBuzz, em Python ! Como somos todos novatos em Dojos, ficou a crítica construtiva de usarmos problemas maiores, para evidenciar as qualidades de Pair Programming e TDD, visto que o impacto que essas metodologias causaram num problema pequeno foram muito suaves. Por sugestão do bixo-amigo-Raphael, fizemos uma adição ao FizzBuzz original, atribuindo "Batata" à todos os números múltiplos de 11 e resultando em FizzBuzzBatata equivalente ao número 165 (por quê ?) \o/

O pessoal achou bem positivo o contato com a linguagem, mas os integrantes menos chegados a ela prefeririam que fosse usado C/C++ em próximas vezes (a linguagem oficialmente ensinada/cobrada na maioria das cadeiras da faculdade). Eu e o Lucas, conversando, cogitamos até usar Scheme num futuro próximo lol.

Pontos Positivos:

* Professores vieram ++
* Linguagem nova: python
* Comida Presente
* Diversão e Piadas do pessoal ++

Pontos Negativos:


* Poucas pessoas presentes;
* Usar linguagens que nem todo mundo conhecia +++
* Problema podia ser mais difícil para poder "sentir" a vantagem de TDD;
* Tem que começar mais cedo.

A melhorar:

* "5 minutos e troca" podia ser seguido mais a risca;
* Se organizar melhor para definir o problema;
* Seguir a risca a regra da platéia não falar quando o teste estiver no vermelho;
* Não "chicotear" o pessoal na hora do mrefactor, mas sim "sugerir" modificações cabíveis (para não intimidar aqueles que não conhecem a linguagem-do-dia).

Comentários:


FizzBuzzBatata \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário